quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Teoria da Deriva Continental

Teoria da Deriva Continental (por Alfred Wegener) - A muitos, muitas milhões de anos atrás, os continentes já estiveram todos unidos formando um super continente chamado Pangea e rodeado por um oceano chamado Pantalassa.

O cientista alemão Alfred Lothar Wegener e outros, no príncipio do séc.XX, propuseram a seguinte teoria(teoria da deriva continental); outrora os continentes estiveram todos unidos formando um super continente (Pangea), rodeado por um super oceano (pantalassa), o que implicaria a existência de um movimento de continentes, dado que actualmente os continentes estão afastados uns dos outros (deslocamento continental onde grandes placas da crosta continental movem-se livremente pela crosta oceânica)

O alfred Wegener não conseguiu propor o mecanismo respnsável pelo movimento dos continentes, teve que se esperar pela nova tecnologia da segunda metade do séc. para perceber as causas da deriva dos continentes. O conhecimento dos fundos oceânicos foi aprofundado na 2ª Guerra Mundial, isso foi conseguido a partir de novos aparelhos, os sonares, colocados em navios exploradores.

Na verdade Alfred Wegener veio revolcionar toda a Geologia, uma nova área de conhecimento geológico tinha aqui o seu nascimento, a Tectónica de Placas.

Foi necessário conhecer a morfologia dos fundos oceânicos para que se conhecesse o mecanismo responsável pelo movimento das placas continentais.

Dados que apoiam a Teoria

As principais linhas de evidência que apoia a ideia que os continentes estiveram uma vez unidas, e posteriomente moveram-se separadamente, estão baseados no estudo de fósseis, no estado das rochas, na justaposição dos contornos geométricos dos continentes e no estudo dos climas.

Argumentos Morfológicos: Os contornos do africano e sul americano encaixam na perfeição.

Arguntos Geológicos: As rochas no local de encaixe destes 2 continentes, têm a mesma idade e são a mesma rocha.

Argumentos Paleoclimáticos: Fósseis iguais de plantas (feto Glossopteris) e de animais  (Cynognathus, Lystrosaurus e Mesasaurus) encontravam-se em todos os continentes.

Argumentos Paleoclimáticos:depósitos glaciares podem ser encontrados em regiões com climas tropicais e subtropicais.

Mas Alfred Wegener, embora todos estes argumentos fossem indiscutíveis não conseguiu explicar o mecanismo do afastamento dos continentes, faltava-lhe a tecnologia que só muitos anos mais tarde chegou.

Sem comentários:

Enviar um comentário